1 de abril de 2023

Peneirando a Vida ❕

Uma vez indaguei um sábio
Disse-lhe que precisava contar algo
Sobre alguém muito próximo.
Perguntou-me:
- O que vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras, que é isso?
- Sim!
A primeira peneira é a VERDADE.
O que me quer contar dos outros é um facto?
Caso tenha ouvido falar, 
a coisa deve morrer aqui mesmo.
Suponhamos que seja verdade!
Deve, então, passar pela segunda peneira:
BONDADE.
O que me conta é uma coisa boa?
Ajuda a construir ou a destruir caminhos,
a fama do próximo?
Se me quer contar a verdade e é uma coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar?
Resolve algum assunto?
Ajuda a comunidade?
Pode melhorar a questão?
Arruma o assunto que o incomoda?

Arrematando o sábio:

Se passou pelas três peneiras, conte!
Tanto eu, como você e seu próximo iremos nos beneficiar.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Não passa por ser um boato,
só servirá para envenenar o ambiente estre nós, e que antes era um grão de terra amanhã será uma montanha.

by mghorta Leia:Sócrates







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...